you(tek)PIX

2 Dec

Brunella e eu estivemos no maior festival de cultura de internet do país: o youPIX. A celebração se deu no Museu da Imagem e do Som, entre os últimos dias 23 e 26, gratuita como um todo, com direito a amendoim, cerveja e net.

TV Minuto e MTV estavam lá, muito bem representadas, na cobertura do evento. Pablo Peixoto, de “Dunga em um Dia de Fúria”, também estava muito bem representado…nas proximidades de Bigs, hahahahaha. Brinks.

Logo na entrada, pegamos uma credencial. Colocamos nome, twitter e website. Nada como tentar uma integraçãozinha deixando todo mundo uniforme. Ok.
O lounge era o caminho para a entrada do auditório. Espaço bem feito, com puffes, uma disposição interessante para quem queria usar a internet num espaço patrocinado, Wii pra dar e vender, além da bancadinha da cerveja chefiada por um sósia do Frank Aguiar.

Web Lounge no youPIX @MIS

Na parede, nos perguntavam qual era nosso ‘mapa da web’. Rabiscamos qualquer coisa com menção direta aos nossos perfis e apelidos, nada muito elaborado. Muita gente mostrou talento, desenhou com maestria e amor à ferramenta de comunicação. As atrações consistiram em nomes da web/blog/twittosfera que fizeram e aconteceram em 2010, nem o Lingerie Day ficou de fora (apesar das gurias terem aparecido de roupão…).

O garotinho David (do viral David After Dentist) e seu pai/empresário/merchandete vieram dos EUA diretamente para o youPIX bater um papinho com a Rosana Hermann. Também estiveram lá outras personas como PC Siqueira, Ximbica (EU SOU XIMBICA!), Edney (do Interney), Tabet (Kibe Loco – com quem até trocamos uma palavrinha), Angela Bismarchi (DIVAAA DO SEXOOO), Helio de la Peña, alguns emergentes e outros…bem, detalharei a seguir.

Meeting Ximbica no youPIX

Tudo estava indo muito bem até quarta-feira, segundo dia de programação. Tinha auditório com capacidade razoável, amendoim para todos, cerveja para todos. Bottons coloridos com as mais famosas hashtags eram distribuídos até de forma organizada. Os mimos, até então discretamente disputados à tapa – começaram a sumir. Os lugares nos puffs do lounge, na entrada do auditório, idem. O auditório ficou pra lá de cheio. Chegou a ter comida e coquetel. Para pouquíssimos. Os debates foram se esvaíndo.

O melhor deles – por mais que os blogs estejam sendo ‘mortos’ pelos entendedores e a platéia mais interessada nos anúncios de venda de carro via Twitter reproduzidos no telão, foi o do último dia com o tema ‘profissionalização de blogs’. Os ‘milionários’ convidados para a mesa foram Edney, os caras do Jovem Nerd, Kibe Loco e Rafael Losso (sim, aquele ex-VJ da MTV que parece o Salsicha do Scooby Doo).

Paparazzo do TV (web) Fama flagra Kibe Loco, que nos pediu gentilmente para escrevermos 'falo meRmo' - em bom carioquês

O ambiente estava cheio, dentro e fora do local. Gente estranha (literalmente) afim de beber Brahma de graça, furando fila (sim, chegou a ter fila), pegando dois, três copos para si e, pra não perder a viagem, forçar a amizade em busca de seguidores pro perfil miado. Chegou a sexta-feira, dia do happy-hour. Os rostos que vi durante a semana ainda estavam lá, um tanto desanimados. A fonte de inspiração/cerveja acabou. Tivemos de reaproveitar copo, caso quisessemos beber. Figuras furando fila, querendo ficar ‘locããããão’ pra ir à night após o evento. Cara de FAIL, parecia prenúncio de um rolê ainda mais FAIL, mas não vem ao caso, tá Tulla?

EU TÔ TREMENDO ROSANA!

A salvação viria na abordagem à uma assistente da organização com a sacola cheia de bottons. Escolhemos os nossos antes que a pobre moça fosse praticamente saqueada e seguimos nosso caminho, subindo a Avenida Europa às 22h30 da noite de uma looonga sexta-feira.

youPIXelatedme

Se voltaremos ano que vem? Acredito que sim. O formato é delicioso, mas a divulgação trouxe – fato que compromete até eventos ‘exclusivos’, alguns pequenos imprevistos. Agora, já rolam algumas propostas. Eu, por exemplo, sugiro uma parceria com a Ambev e, apesar de não ser uma abastada, que cobre um ingressinho – ainda que seja simbólico – para adentrar o recinto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: